terça-feira, 2 de dezembro de 2008





HISTÓRIAS DE BONECAS DE PANO


RAGGEDY ANN E RAGGEDY ANDY - RAG DOLL


Raggedy Ann é uma personagem de uma série de livros para crianças, criada e ilustrada pelo escritor Jonny Gruelle(1880-1938).
Gruelle criou a Raggedy Ann para a sua filha ,Marcella, quando ela lhe trouxe uma velha Rag Doll feita à mão e ele desenhou um rosto nela. Então , da sua estante de livros, ele retirou um livro de poemas escritos por James Whitcomb Riley, e combinou os nomes de dois poemas chamados "The Raggedy Man" e "The Little Orphan Annie". Ele disse: "Porque não chamá-la de Raggedy Ann?"
Devido ao grande sucesso , a obra apresentou um novo personagem que se tratava de um
Velho amigo da Raggedy Ann, cuja denominação dada foi Raggedy Andy, vestido de um terno de marinheiro e chapéu.
Marcella faleceu aos 13 anos de idade depois de ter sido vacinada contra varíola na escola sem o consentimento dos seus pais.Autoridades stribuiram a culpa da morte e um de feito cardíaco, mas seu pai culpou a vacinação.
E foi assim que Gruelle se tornou um adversário da vacinação e as bonecas Raggedy Ann
Foram usadas como símbolo do movimento anti-vacinação.
Raggedy Ann, é uma boneca simples, que possui os braços e pernas articulados.
A Raggedy Ann possui como característica principal, é a riqueza de detalhes. As roupas, apesar de serem feitas com tecidos de cores específicas em tons de azul e branco requerem uma certa dedicação nos franzidos , botões e demais aviamentos. As meias nada mais é do que tecido listrado ou que você poderá pintar com tinta de tecido.
Os cabelos da Raggedy Ann e Andy são feitos com tiras de tecido vermelho.
Elas ficam mais charmosas se os tecidos brancos forem tingidos com chá preto , para dar um "ar" envelhecido. Com certeza , o rosto é o que dá personalidade , sendo fiel à proposta da personagem-boneca Raggedy Ann.

Nenhum comentário: