terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Helen Beatrix Potter nasceu no dia 28 de Julho de 1866 em Londres, em Kensington Square, numa família da alta burguesia ligada ao comércio de algodão. Como a mãe
também se chamava Helen, a menina passou a ser apenas Beatrix para toda a gente da casa que, naquele tempo em que reinava em Inglaterra a rainha Vitória, tinha muitos criados, uma governanta, jardineiros, cocheiros, etc. Beatrix era uma menina de olhos bem abertos e, desde pequena, começou a observar tudo e todos que a rodeavam, principalmente insectos e animais domésticos que via todos os Verões, quando a família ia passar as férias no campo, ora na Escócia ora em diversas propriedades de Lake District, na Grã-Bretanha. Ai Beatrix podia percorrer livremente os campos verdejantes e ver bem de perto toda aquela imensa paisagem a perder de vista. De tudo o que via e tocava, gostava mais dos coelhinhos, mas as galinhas, os gatos, os patos e mesmo as borboletas, as abelhas ou as libelinhas também a fascinavam, a ponto de ter começado a desenhar, provavelmente antes de saber ler e escrever. Quando tinha seis anos, Beatrix ficou muito contente por a mãe lhe ter dado um irmão para quem fez desenhos e com quem brincava. Os ingleses guardam religiosamente no Victoria & Albert Museum, em Londres, os mais antigos desenhos de Beatrix Potter, esboçados quando contava apenas nove anos. A pequena Potter desenhava tudo o que via e os seus cadernos têm principalmente esboços e estudos de animais domésticos (onde incluía ouriços e rãs) que ela e o irmão Bertram escondiam em casa. Nas fotografias de Beatrix a que temos acesso, vemo-la acompanhada ora de um dos seus cães, ora com o seu coelhinho predilecto, Peter, que para não saltitar para longe tinha de andar com uma trela.

Para o público brasileiro não quer dizer nada o título "Miss Potter". Mas para os britânicos trata-se de uma querida autora de livros infantis, Beatrix Potter, que criou o coelhinho Peter Rabbit e escreveu famosos livros que foram com freqüência adaptados para o cinema..
Mais informações:
http://www.leme.pt/biografias/beatrix-potter/

Nenhum comentário: